sexta-feira, 11 de maio de 2007

Globalização

A globalização econômica é um processo que ocorre em ondas, com avanços e retrocessos separados por intervalos que podem durar séculos. O atual processo globalizante tornou-se muito mais rápido, mais intensamente acelerado, com a revolução nas comunicações e mesmo com o maior avanço dos meios de transportes em geral. Também tornou-se mais abrangente, envolvendo não só comércio, produção e capitais, mas também serviços, arte, educação etc. Não sem razão, esse processo tem causado muito mais apreensão do que entusiasmo.
No social, a globalização exclui o individuo pertencente à classe popular, pois os que detêm maior poder aquisitivo se encontra na base da dominação, exploração e manipulação da sociedade. Tem como princípios sociais a individualidade, competitividade e o empreendorismo forçando assim a população a assimilar conceitos não condizente ao processo de elevação de uma sociedade democrática. O processo de globalização modificou a contextualização no âmbito social, por exemplo, a educação, a economia, a cultura e a política.
Na cultura vê – se claramente o processo de globalização, contribuir para as mudanças de valores, e de cultura. Como se pode observar no termo cultura do consumismo, pois amplia – se o mercado de produtos conseqüentemente o do consumo. A cultura erudita e popular está sendo cada vez mais vinculada pelos meios de comunicação de massa, os quais são meios de manipulação.
Com a globalização a era do conhecimento, a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação do mundo. Dela depende a continuidade do atual processo de desenvolvimento econômico e social, também conhecido como era pós-industrial, em que notamos claramente um declínio do emprego industrial e a multiplicação das ocupações em serviços diferenciados: comunicação, saúde, turismo, lazer e informação.

Um comentário:

Politicas educacionais disse...

Bom dia!

Parabéns, vocês conseguiram realizar todas atividades propostas.

Atenciosamente.